Grupo Articulador Jd Aricanduva - Compromisso e Respeito aos Direitos da Criança e do Adolescente.

O GA Aricanduva faz parte de um projeto com iniciativa da UNICEF. "A Plataforma dos Centros Urbanos". Que tem como um dos propósitos, a melhora da qualidade de vida dos jovens e crianças e que conta com colaboradores do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor interessados em contribuir com seus conhecimentos para que haja mudanças efetivas na vida dessas pessoas.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

História do grupo arteiros

Em 2007, alguns integrantes do GRUPO DE TEATRO GTEOM, articularam uma ação para a motivação do grupo. Inspirados nos Doutores da Alegria e na Banda Teatro Mágico tivemos a ideia de visitar um abrigo caracterizados de palhaços, faríamos um dia especial com as crianças. Porém em nossa primeira tentativa, o abrigo escolhido cancelou a visita, horas antes do horário combinado. À partir daí, três jovens sentaram e organizaram uma metodologia de atuação. 2 meses depois tivemos uma segunda tentativa, com um outro abrigo. No dia 16 de dezembro de 2007, alguns integrantes desse grupo de teatro e mais alguns voluntários fizeram a 1º visita do GRUPO ARTEIROS DE PALHAÇOS. Foi uma articulação para o natal das crianças do abrigo, que motivou e emocionou todos do grupo. Dois meses depois voltamos no mesmo Abrigo, dessa vez com um número menor de palhaços, mas com a Ajuda de outro grupo mais experiente. Fizemos apenas mais 2 visitas naquele ano de 2008, em outubro nas Casas André Luiz e no fim daquele ano no Grupo Sementes da Esperança (grupo de apoio aos moradores em situação de rua).
O grupo nessa época tinha se dispersado e os primeiros voluntários se afastaram, começou em 2009, um trabalho de captação de jovens para dar continuidade na proposta de estruturar um grupo que tivesse um objetivo de visitar locais de exclusão social. Dois ou Três palhaços perseveraram no ideal, realizando visitas em Abrigos, ONGs, Instituições ou na própria comunidade. Em Julho de 2009, o Grupo Arteiros se inseriu na PLATAFORMA DOS CENTROS URBANOS, movimento social idealizado pelo UNICEF, do qual faz parte o GA ARICANDUVA.O Grupo ganhou força, e já nesse ano, passou a fazer visitas uma vez por mês, jovens da comunidade passaram a contribuir com o Grupo.
No Ano de 2010, um integrante do grupo, realizou um min curso de um mês com integrantes do projeto Semeadores da Esperança e os Dr. do Sorriso Ainda em 2010, realizamos 12 visitas, com uma média de 8 jovens por visita, mas uma rotatividade grande de atuantes, poucos jovens conseguiram participar continuamente do grupo.Hoje temos o foco de visitar locais de exclusão social, nós trabalhamos com a valorização do ser humano,procuramos identificar as diversas situações de exclusão social levando a alegria e potencializando o ser humano.O grupo é composto por jovens que tem vontade de promover mudanças e se sentem motivados com a resposta das crianças.Cada integrante busca sempre uma forma de aceitar e ser aceito através do grupo, os jovens descobriram com o grupo uma excelente forma de exercitar o auto conhecimento e de se auto educar, que é a proposta do Clown (palhaços). Sempre vamos caracterizados até o local, interagindo com as pessoas no ônibus, no metrô, na rua, distribuímos origamis, poesias e nariz de palhaço.
Pretendemos continuar crescendo em 2012, com mais atuações e novos parceiros.

Entrem em contato conosco através do e-mail

arteiros_@hotmail.com ou nas nossas redes sociais.